Curiosidades sobre a Raça

Os Maine Coons são originários do estado de Maine, nos Estados Unidos da América. Dizem que eles são um acasalamento entre um gato e um racoon (guaxinim) e por isso o Coon no nome da raça.
 

Eles tem uma expressão selvagem, porém são extremamente dóceis, concedendo a eles o adjetivo de gigante gentil. E é algo que deve ser mantido dentro de uma criação idônea: o temperamento típico e dócil.

Seu tamanho pode chegar a 1.20mts de comprimento, sendo da ponta do focinho a ponta do rabinho, dando a raça a característica de ser uma das, se não a maior, raças de gatos domésticos.

Seu peso varia entre 4 à 7 kg para as fêmeas e entre 7 à 12 kg para machos. Seu desenvolvimento de tamanho e peso se completam com 4 anos de idade, quando são considerados adultos. Sendo que seu maior desenvolvimento acontece entre seu primeiro e segundo ano de vida.

Entre os problemas mais comum da raça podemos citar o HCM (cardiomiopatia hipertrófica) e a displasia coxo femural.  Exitem testes por meio de DNA que fazemos para minimizar as chances de um filhote desenvolver o HCM, e nossos gatos são testados para tal, porém esses testes refletem apenas para 1 dos genes que podem causar o HCM. Já para a displasia existem raio x que são feitos em nossos gatos para também minimizar filhotes oriundos de pais que já possuem essa doença.

Outras doenças que podem acometer e que nossos gatos são testados e negativados: SMA (Atrofia da musculatura espinhal), PKD (Doença do rim policístico) e PKdef (Deficiência da enzima Piruvato Quinase - Anemia hemolítica hereditária devido a falta da enzima).

Dentro do padrão da raça apenas as cores ponteadas e diluídas (com exceção do creme e do azul) NÃO são aceitas. Todas as cores de olhos são aceitas em qualquer cor de pelagem, incluindo a heterocromia (odd eyes), sendo que gatos brancos com olhos azuis devem ter atestado do veterinário, indicando que este não é surdo, pois qualquer gato branco, de raça ou não, carrega uma possibilidade genética maior de ser surdo (existem gatos brancos de olhos azuis que não são surdos).

Caso queira saber ou compartilhar alguma outra curiosidade, contate-nos que podemos colocar aqui!